Destaques

UFPB lamenta morte do professor Alexandre Belo

15 de dezembro de 2023

UFPB comunica, com pesar, falecimento do professor aposentado do CCJ Alexandre Belo

É com profundo pesar que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comunica o falecimento do docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ex-chefe de departamento de Direito Público, ex-diretor do CCJ, o professor aposentado Manoel Alexandre Cavalcante Belo, em decorrência de câncer.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, lamenta com consternação o falecimento do professor Alexandre Belo, que teve papel importantíssimo para o Curso de Direito da UFPB, e cuja perda para a Instituição é inestimável.

O professor Manoel Alexandre Cavalcante Belo foi autor da proposta do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPB na Área de Concentração em Direito Econômico, sendo fundador e primeiro Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito.

Docente da UFPB por 27 anos (1978-2005), professor Alexandre Belo graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975); fez Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978); Mestrado em Ciência Política (DEA) – Université Des Sciences Sociales de Toulouse (1981) e Doutorado de Estado em Ciência Política – Université Des Sciences Sociales de Toulouse (1984).

Foi fundador e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB. Foi fundador e primeiro coordenador do Mestrado em Direito do Centro Universitário de João Pessoa. Exerceu os cargos de Vice-diretor e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Foi professor titular do Centro Universitário de João Pessoa. Também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa.

Além de professor aposentado da UFPB, o docente também foi professor visitante da Instituição (2006-2008).

Em sua larga atuação na área de Direito, era membro consultor da Comissão Especial de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Direção do Centro de Ciências Jurídicas também divulgou nota de pesar. “Sua contribuição para o Direito paraibano não será esquecida”, diz a nota do CCJ.

A UFPB apresenta sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que admiravam o professor Alexandre Belo, que Deus os conforme nesse momento de tamanha tristeza.

O velório será na Central de Velórios Caminho da Paz, em Cabedelo, das 15h às 17h

Você pode gostar também

Sem Comentários

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4