Política

Velhinhos do Senado, com Zé Maranhão à frente, são mandados para casa pra não pegarem Coronavirus

16 de março de 2020

 

0

Compartilhamentos

Senador mais velho do país, o paraibano José Maranhão, 86 anos, está dispensado das atividades do Senado. A medida foi editada pela presidência da Casa que liberou das atividades legislativas todos os senadores com mais de 65 como estratégia para evitar que os parlamentares sejam contaminados com o Coronavírus. Pela idade, Maranhão é o único senador da Paraíba dispensado das atividades de acordo com o ato do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), informou na noite desta sexta-feira (13) ter testado positivo para Covid-19. O senador representou o Senado na viagem aos Estados Unidos com o presidente Jair Bolsonaro no início do mês.

De acordo com a medida, ficam consideradas justificadas as ausências em reuniões de comissões e do Plenário do Senado de parlamentares com mais de 65 anos, gestantes, imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas, grupo que compõe risco de aumento de mortalidade por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Servidores e colaboradores enquadrados nas mesmas condições serão colocados em regime de teletrabalho.

As medidas também restringem as atividades legislativas do Senado a reuniões deliberativas, tanto nas comissões quanto nas sessões plenárias, enquanto perdurarem as medidas de contenção à covid-19. Reuniões não deliberativas de comissões, como audiências públicas, dependerão de autorização da Presidência do Senado.

De acordo com os atos, fica suspensa a obrigatoriedade do registro eletrônico de frequência de todos os servidores e colaboradores e recomendada a adoção de teletrabalho, sempre que possível. Cada unidade administrativa do Senado poderá flexibilizar as formas de cumprimento da jornada de trabalho, garantindo a manutenção de seu pleno funcionamento.

Ficam suspensos ainda os crachás de acesso ao espaço Senador Luiz Henrique da Silveira, conhecido como “cafezinho dos senadores”, localizado ao lado do Plenário da Casa. Os atendimentos internos administrativos presenciais também serão suspensos, inclusive recadastramento de aposentados e pensionistas. Quando for indispensável, o atendimento será feito mediante agendamento prévio.(políticaetc)

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Reply JOSE 17 de março de 2020 at 08:03

    NÃO FAZ MAIS NADA É MELHOR TÁ EM CASA!!!!!

  • Reply Cavalcanti 17 de março de 2020 at 08:45

    Eu acho um absurdo uma pessoa com quase cem anos continue se candidatando a um cargo eletivo, não te sentido quando vão é para dormir no plenário e tirando a vez de um jovem que poderia prestar algum serviço

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.