Quem conhece as boas músicas de Luiz Gonzaga, certamente sabe quem é Xanduzinha, aquela que amoleceu o coração do Caboclo Marcolino.
Diz a música que:
“Caboclo Marcolino
Tinha oito boi zebu
Uma casa com varanda
Dando pro norte e pro sul
O paiol tava cheinho
De feijão e de andu
Marcolino dava tudo
Por um cheiro de Xandu…
Acontece que, segundo a história, havia mais de uma Xandu em Patos de Irerê, lá nas Princesa de 30 , palco do amor entre Marcolino e a sua musa.
E o mais complicado ainda é que eram todas e todos de uma mesma família, ou seja, Xanduzinha, Marcolino, as outras Xandus e os maridos delas possuíam o mesmo sangue.
Me valendo de Valdeni Antas Diniz, encontro essa explicação:
“Alexandrina Florentino Diniz, apelidada de Xanduzinha, era filha do major Floro e irmã da mãe de José Pereira, Dona Lima. Essa Xandu casou-se com o “caboclo” Marcolino Pereira Diniz, seu primo.
Xandu Lima era irmã de Marcolino Pereira Diniz, filha do coronel Marçal, e passou a chamar-se Xandu Pereira, após casar-se com o coronel José Pereira Lima.
A terceira Xandu era a segunda esposa de Antonio Pereira, irmão de Marcolino, portanto cunhada do Caboclo da primeira Xandu.
Marcolino era filho do coronel Marçal; cunhado, primo e sobrinho de Zé Pereira; genro do major Floro – que era irmão do coronel Marçal – marido de Xanduzinha – que era tia de Zé Pereira (irmão de Xandu Pereira), ambos sobrinhos do major Floro e, para completar, cunhado da terceira Xandu, esposa de Antonio Pereira.”
Muito fácil entender…
8 Comentários
Pense NUM ANGÚ DE CAROÇO!!! Não sei sei se é o caso, mas esse povo abastado de antigamente casavam-se uns com os outros para conservar a sucessão das herdades patrimoniais!!!
Por falar em Xanduzinha, LULA pegou mais doze anos de cadeia. E eu acho é pouco.
Tem gosto pra tudo
Por falar em Lula, vazou as conversas de Moro com procurador do MP que mostram a parcialidade do juiz e o tribunal de exceção que se instalou na República de Curitiba
Fácil é. E ninguém tem culpa da minha burrice… Eu não entendi foi nada, Tião!
Tião sou filho de uma princezense Alaíde Lima Araújo que por sinal conhece a sua mãe. Quero dizer que minha família por parte de mãe e toda de Princeza. Minha vó Joana Rodrigues Lima era filha de Joaquim Cazuzao (kinca Cazuzâo) do sítio Cabeça do Porco e minha mãe dizia que vovó era prima de Xandú mãe de Dr. Aloisio Pereira , o qual, se referia a minha mãe como prima. Eu acessei seu blog porque queria saber de qual Xanduzinha se referia a música de Luiz Gonzaga. Tirei a minha dúvida. Obrigado.
À Xandu da música é esposa de Marcolino, que era irmão da Xandu mãe de Aloysio Pereira
Qual é o grau de parentesco de Joaquim Florentino Lima (Quinta Cazuzão) do sítio cabeça do porco com o coronel Marçal e Major Florianópolis. Pergunto isso por que minha vó dizia que era prima de D. XANDU esposa de Zé Pereira?