Sem categoria

Você estudou matemática?

8 de julho de 2018

Marcos Pires

Que me desculpem os amantes da nobre ciência, mas até hoje eu jamais entendi porque perdemos tanto tempo estudando matemática ao longo de nosso período escolar. Eu até gostava da tal da matemática enquanto eram apenas números, mas a partir de um determinado ano escolar os professores começaram a misturar os números com as letras do alfabeto. Aí complicou. Tínhamos que encontrar sempre o valor do X, sendo que o X não se conformava com o valor que tinha, e a cada problema mudava de valor. Era como se fosse uma dessas moças de má fama que vivem tentando se valorizar. Pior ainda era quando entravam outras letras nos problemas, principalmente o A e o B, com numerozinhos escanchados ao final das tais letras.

Aí a porca torcia o rabo, porque nas provas você passava meia hora fazendo todo tipo de cálculos e o resultado que encontrava não estava em nenhuma das opções das respostas ofertadas nas provas. E fosse reclamar ao professor! Ele dizia logo que os cálculos estavam errados. Para resolver o problema teria que usar um macete. Ora macete… por que é que os professores nunca ensinavam os macetes antes de oferecer o problema? Sempre achei uma covardia. Simplesmente nós não tínhamos elementos suficientes para resolver o problema; faltava-nos exatamente o tal macete. Numa determinada época pensei em ficar rico escrevendo um livro só sobre macetes, mas tive medo de ser preso, confundido com os colegas que vendiam a fila da prova (hoje em dia chamam cola), ou, no caso de Zé Moreira, a segunda via do estêncil no qual a prova fora impressa e que a secretária deixava de bobeira na lata do lixo da sala dela.

Outra coisa interessante é que todos os professores faltavam às aulas eventualmente, menos o professor de matemática. Para piorar, quando havia uma aula vaga, a diretora sempre completava esses espaços…com aulas de matemática. Parece que o asilado não tinha mais nada para fazer e ficava ali só esperando os outros professores faltarem. Eu, hem!

Agora me pego pensando… para que eu estudei tanta álgebra, hipotenusa, máximo divisor comum…seja sincero, leitor; qual foi a última vez que você usou em sua profissão uma raiz quadrada? Na verdade, a única coisa que me valeu foi a tal da regra de três. Ainda hoje gosto de me “amostrar” para meus netos fazendo regras de três. Só que os celulares deles têm calculadoras que chegam aos resultados bem mais rápido.

E a tabuada, hem?Marc

Você pode gostar também

33 Comentários

  • Reply Márcio Rogério Souza Dias 8 de julho de 2018 at 07:24

    Bom dia nobre amigo!
    Fiquei feliz com seu desabafo sobre a disciplina de Matemática e sua forma de como ela é ensinada nas escolas.

  • Reply Agadir 8 de julho de 2018 at 08:12

    Que belo desserviço para a educação. Já não basta ser complicado fazer o aluno entender ou, pior, gostar da matéria, ainda temos de ler coisas surreais como esta – e que se cai nas mãos de um aluno, ele não só irá diminuir o interesse na matéria como irá espalhar para seus colegas de classe que seguirão o mesmo caminho. Não faça da experiência ruim que teve o caminho de todos os outros. Se soubesse o que alguns docentes fazem sem apoio nem mesmo dos seus superiores, sem possuir os materiais e tirando do próprio bolso para melhorar suas aulas, dando exemplos de cada lugar e profissão da vida real onde usa-se determinado conteúdo e preparando-os paras avaliações da vida com inúmeros “macetes”, não estaria dizendo estas palavras. Essa matéria só ajuda a tirar ótimos profissionais de sala, piorando ainda mais o que chamamos neste país de “Sistema de Ensino”. Triste e revoltante.

  • Reply Matcello 8 de julho de 2018 at 09:28

    Não sei porque estudar língua portuguesa, pois já sabia me comunicar antes da escola, não sei porque estudar história, pois, ventos passadks não movem moinhos, não sei porque estudar geografia, pois os relevos, climas e densidades populacionais existem à minha revelia e nem estarei em todos os lugares para conhecer e/ou verificar, para que eu ia querer fazer isso, não têm sentido. Para que estudar biologia se eu nunca verei uma célula em funcionamento e a reprodução humana nunca dependeu dessa ciência. De repente parei e me perguntei: de onde vem todas as tecnologias de que desfrutamos? Medicamentos, tratamentos e equipamentos médicos, tecnologias de informação e tantas outras coisas que transcendem minha porca retórica. Para que estudar….kkkkkkkkkkkkkk……

  • Reply Dimel 8 de julho de 2018 at 10:54

    Um discurso, capital, antagônico e agressivo. Melhor falar a verdade…Matemática é a mãe das ciências e está em tudo! É muito cômodo, fazer o papel desse tipo de cara que leva a vida no oba oba, o típico (embromeixon). Eu só tenho uma coisa a dizer: quer aprender matemática? Entao senta a bunda na cadeira, escreve e estuda. Lugar de preguiçoso é nas filas e portas de firmas ou construções, pedindo emprego para” ganhar mal e viver ruim…”

  • Reply Masiero 8 de julho de 2018 at 12:02

    É uma pena não aprenderem matemática com casos reais do dia a dia. Tenho uma real paixão pela matemática e lamento que meus pais não tiveram acesso a estudar o suficiente para conhecer trigonometria, geometria e equações do segundo grau. Realmente o texto é um desserviço e fico triste que alguém se sinta desta forma com a matemática.

  • Reply Gilberto Farias 8 de julho de 2018 at 12:02

    Matemática é uma senhora que merece respeito.

    Temos um país que valoriza muito a oratória. Quem fala bonito é valorizado. Entretanto, o país precisa de engenheiros e cientistas para fazer o país crescer. E a matemática é a ferramenta básica para estes profissionais.

    E por fim, a matemática é uma ótima ferramenta para desenvolver a lógica na mente das pessoas. Ferramenta tão necessária para um advogado defender seus clientes. Todo conhecimento é válido.

  • Reply Douglas Medeiros de Moraes 8 de julho de 2018 at 12:12

    Tião Lucena -ou de quem quer que seja o texto- você questiona com tanta desenvoltura o “uso da matemática ” e não se dá conta de que quando escreves no computador,lá está a matemática envolvida,por meio da álgebra booleana. Toda nossa tecnologia e ciência qualquer, ,tem como base a “Rainha das Ciências ” .

  • Reply ornelio de almeida costa 8 de julho de 2018 at 12:13

    Professor de matemática e pedreiro, faça um paralelo comparativo e verá que o estrago é parecido, quando ambos são desonestos , e ou, incompetentes na profissão.

  • Reply Antonio José Gomes 8 de julho de 2018 at 12:21

    A matemática acompanha o indivíduo a seguinte forma: antes do nascimento, não vida e depois da morte.
    Não ter uma boa noção de matemática é deixar de apreciar o mundo.

  • Reply J.Paiva 8 de julho de 2018 at 12:25

    Desculpa, mais nunca vi um comentário tão inescrupuloso, digno de analfabetos de pensamentos. Só queria dizer que tudo que se faz tem matemática, até a composição de nossas células segue um modelo matemático, porém é mais fácil estar ao lado de políticos, sugando o povo.

  • Reply Antonio José Gomes 8 de julho de 2018 at 12:26

    Sem sentido…

  • Reply Ênio Luís Frandoloso 8 de julho de 2018 at 13:08

    Pois é mas para postar este. Tema ele precisou do celular que o software funciona com uma linguagem binário
    Que funciona com potência de base dois . Ele usou o aparelho com componentes eletrônicos e que funciona com energia e frequência , pois bem para este celular funcionar precisou de vários projetos para montar sua plataforma e a tal da matemática foi necessária. Quando ele foi comprar o celular precisou d dinheiro e outra vez precisou do bicho papão da matemática . Realmente ele não prestava muito atenção nas aulas de matemática

  • Reply Moises Ângelo 8 de julho de 2018 at 13:36

    A raiz quadrada é cada parede da sua casa.O máximo divisor comum e receita do seu remédio é uma questão de observação.

  • Reply Mm 8 de julho de 2018 at 14:29

    Absolutamente infeliz e lamentável esse texto.

  • Reply Cecilia Caramés 8 de julho de 2018 at 14:47

    Adorei os dois ultimos comentarios. E quanto ao testo devo lembrar ao escritor, que Matematica ajuda a desenvolver o raciocinio lógico, a fazer deducoes e elicubracies. Agora se ele ficou so na ideia de achar o valor de x e outra coisa.

  • Reply Neiva 8 de julho de 2018 at 15:12

    Enquanto isto os Chineses gastam bilhões com aulas particulares com seus filhos. Por esta e outras que a Ásia está engoli ndo o mundo. Fala sério! !!!

  • Reply Thiago 8 de julho de 2018 at 16:26

    Bom amigo, claro que vc nao usa, vc não é engenheiro, nem físico, nem químico, vc não e cientista, vc so faz escrever em blogs, então vc nao usa mesmo não

  • Reply Alberto 8 de julho de 2018 at 16:56

    A ignorância é tão nociva quanto a pior das doenças, mas felizmente tem cura, como disse um leitor acima basta por a bunda na cadeira e colocar o cérebro para funcionar.

  • Reply Alberto 8 de julho de 2018 at 17:16

    Deus perdoa a burrice, é um problema biológico, a ignorância ele é intransigente, NÃO HÁ PERDÃO ! !

  • Reply Sérgio Magalhães 8 de julho de 2018 at 21:22

    A matemática é a rainha de todas as ciências. Sem a mesma não iríamos ter desenvolvimento de tecnologia , medicina, engenharia sendo elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. Ao nascermos, fazemos matemática, no decorrer da nossa vida ela está presente até ao fecharmos os nossos olhos neste mundo. Sem ela não poderia está acessando a internet nem poderia fazer esta Comunicação. Enfim ela está presente em nosso cotidiano muito mais do que imaginamos.

  • Reply Édio Santos 8 de julho de 2018 at 21:50

    A educação agradece. Não sei quem é mais imbecil: A reportagem ou o pai de família que educa sua prole dizendo que NÃO sabe pra que serve matemática. Tá explicado porque esse país é a porra que é. Num país onde tem um povo educado ISSO seria impublicável. Parabéns ao blog TIÃO LUCENA.

  • Reply Silvano leite 8 de julho de 2018 at 22:23

    Como é que o cara tem a infelicidade de escrever uma postagem dessa???

  • Reply João Coelho 8 de julho de 2018 at 23:38

    Talvez você não saiba, mas a Matemática não se trata somente de números e achar o “x” da questão. A Matemática, antes de tudo, é a mãe do conhecimento, o simples fato de o senhor ter feito essa postagem já mostra como não ter estudado Matemática afetou a sua vida como estudante, seja quando mais novo ou seja nos dias atuais. Aprender Matemática lhe possibilita aprender o que quiser, uma vez que tudo está ligado a essa belíssima arte entre tantas outras do Universo e, justamente por ser a mais abstrata de todas essas, possibilita-lhe também a aprender qualquer outra coisa. A Matemática está ligada à Música pelas notas musicais, está ligada à perfeição da dança pelo centro de massa dos objetos, está ligada à beleza nas obras de arte por meio dos seus números transcendentes escondidos, está ligada à economia do país, à probabilidade de ocorrências de eventos no seu cotidiano (inclusive à sua probabilidade de ganhar uma mega sena), às contas de casa que milhões de brasileiros fazem para que possam sobreviver até o fim do mês, até ao meio eletrônico usado pelo senhor para a criação dessa postagem patética e infantil. E sinto muito em lhe dizer isso, mas se você teve dificuldades com a Matemática ensinada durante o ensino médio então o senhor possui uma grandiosa competência em ser um fracassado e assim é com vários brasileiros que, infelizmente, acabam fracassando ou não possuindo um avanço tão grande em suas carreiras por acreditarem que a Matemática é inútil. Não faltam pessoas reclamando de Estatística no curso de Psicologia, por exemplo. O curioso é que quem mais se destaca após o diploma são justamente aquelas pessoas que deram o devido interesse à Estatística. Não sou de comentar em nenhum post de nenhum blog, mas eu acredito que esse post mereça uma atenção especial por platinar e banhar a ouro um assunto que já é frágil no Brasil e que, querendo ou não, é o que permite que muitos brasileiros acordem satisfeitos para o churrasco de Domingo, mas se mutilem as mãos e pernas quando a conversa é transformar o país em uma nação melhor: a incompetência em querer aprender mais do que lhe rodeia e que, consequentemente, afeta as vidas pessoal e social. A Matemática ensina Filosofia e a Filosofia requer a Matemática. Sem Filosofia já não somos nada, que dirá sem a Matemática?

  • Reply Charles 9 de julho de 2018 at 00:45

    Senhor Lucena. Que texto catastrófico. “Por favor, crianças, não sigam as ideias nele expostas!” A humanidade deve muito aos que dedicaram e ainda dedicam ao estudo matemático, à sua evolução e com ela aos avanços tecnológicos. Sugiro que o senhor leia sobre a história da matemática. Existem boas literaturas nesse ínterim. Leia. Reveja esse seu conceito.

  • Reply Webson 9 de julho de 2018 at 06:32

    Devemos estudar matemática por que tudo que vemos e construímos é representado numericamente. Matemática é a ciência mais importante pois sem ela ainda estaríamos na idade da pedra.

  • Reply Edmundo dos Santos Costa 9 de julho de 2018 at 07:41

    TEM UM “CABA” EM SANTA TEREZA, NA CIDADE DE SOLÂNEA, CONHECIDO COMO JURA OU JURUBA QUE DIZ: “COMER PRA QUÊ, SE NO OUTRO DIA O “CABA” TEM QUE CAGAR. É DINHEIRO JOGADO FORA”. POIS BEM, A FILOSOFIA DE JURUBA TEM A MESMA PROFUNDIDADE FILOSÓFICA QUE É EXPOSTA NO TEXTO DE MARCOS PIRES. O VELHO JURUBA É UM MATUTO ANALFABETO E NÃO TEM NOÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO. ELE NÃO CONHECE OS MECANISMOS DA COMBUSTÃO E A FUNÇÃO DA GASOLINA QUE PERMITE O MOVIMENTO DAS RODAS DO VEÍCULO, O TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS, MAS SUAS CONCLUSÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SERVEM PARA O DIVERTIMENTO DOS AMIGOS, EM “MESAS DE GLOSAS” E NOS FOFOCATÓRIOS DO CALÇADÃO DA TREZE DE MAIO.

  • Reply Marcos Pires 9 de julho de 2018 at 16:24

    Kkkkkkkkk dessa vez eu fui uma unanimidade . E como toda unanimidade … deixa pra lá.

  • Reply [email protected] 12 de novembro de 2018 at 10:39

    Precisa dar um UP nas vendas de Natal do seu site Blogdotiaolucena?

    Conheça: https://www.promovebox.com

    Boas Vendas
    Caio

  • Reply [email protected] 18 de dezembro de 2018 at 11:15

    Blogdotiaolucena, propale seu site com mais de 100.000 mensagens por dia. Mensagens que chegam ao destinatário, ofertado seus produtos ou serviços.

    Ative seu cupom ( UEh1eTO4 ) e garanta sua divulgação de 2019.

    https://www.propala.com.br?cupom_UEh1eTO4

    Boas Festas
    Emanuelly

  • Reply Daniel 29 de julho de 2020 at 19:37

    A exatidão matemática e suas aplicações consagram algumas profissões que são fundamentais na nossa vida. O que seria de um engenheiro civil sem as aplicações das razões trigonométricas no triângulo retângulo. Será que dava pra ele medir a altura da Torre Eiffel estudando a trena? O que seria de um médico para prescrever uma dosagem de uma medicação sem relacionar uma unidade de medida com o peso do paciente? E assim vai …

    O que falta de verdade para a Matemática deixar de ser o terror dos novos e velhos é despertar o interesse por ela e a vontade de aprender.

  • Reply Fábio Mozart 27 de setembro de 2020 at 05:14

    Um texto de humor sendo levado a sério! É sério que essa galera das “exatas” não entendeu a “logica” de Marcos Pires?

  • Reply Chico Oliveira 3 de julho de 2021 at 21:36

    PRA TERMINAR DE LASCAR DE VEZ A MATEMÁTICA É BASTANTE O SUJEITO TENTAR UTILIZAR ELA PRA VER SE O FREGUÊS CONSEGUE ENTENDER COMO É O QUADRADO DA HIPOTENUSA DOS CÁLCULOS QUE SÃO NECESSÁRIOS ATÉ O SUJEITO CHEGAR À LÓGICA DO VALOR DOS HONORÁRIOS COBRADOS POR ALGUNS EXPERTS DA ADVOCACIA, COMO SE TIDO FOSSEM VERDADEIROS POP STAR. Sobretudo nas ações coletivas. Pense numa tuia de grana.!!!

  • Deixar uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.